segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Blog o quê?

O QUE É BLOG???

É a abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) e Log (registro). A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feita no meio on line. Atualmente é usada mais como sinônimo de "diário de bordo". Os usuários que mantêm esses registros em sites da Internet são chamados de "blogueiros".

O blog hoje é uma ferramenta muito potente na educação, e isso se mostra porque é uma ferramenta muito aceita pelos alunos pela facilidade de utilização pela forma que é muito espontânea e “divertida”, é como se diz “o blog é uma ferramenta que se aprende brincando”. (João Santos)


A importância do blog vem sendo de grande utilização entre os alunos e professores, para melhor realização de seus trabalhos e interesses pessoais, fazendo com que assim a aprendizagem seja mais prazerosa. (Eliane Amaral)


No texto a seguir o Professor relata sua experiência com Blog:
[O trabalho de pesquisa sobre o uso pedagógico do blog para ensino-aprendizagem de língua estrangeira nasceu! A proposta é 100% aplicável não somente para cursos de espanhol, mas também para outros idiomas e outras áreas do conhecimento...]

Leia mais sobre este Projeto no site Professor Blogueiro

Muitos professores utilizam os blogs para além de tornar a aula mais dinâmica, passar atividades que podem ser realizadas em casa e postada pelos alunos direto no blog, fazendo com que suas opiniões sejam expostas para haver um intercâmbio entre as idéias dos alunos e maior interação de todos. (João Santos)


Cada vez mais, surgem espaços pedagógicos na Web para tratar sobre Blogs. Veja o exemplo a seguir:
[Este é um espaço especialmente criado para as pessoas interessadas em utilizar os Blogs como ferramenta pedagógica. Vamos refletir um pouco sobre sua utilidade e como podemos transformá-lo em um recurso para nossas salas de aula e laboratórios de Informática.Sinta-se a vontade para interferir, comentar, opinar, discordar das idéias apresentadas! Sua interação é fundamental!!!]
Leia mais no site Oficina do Blog.

Nenhum comentário: